Escrito por Sulivan França - 10 de Julho de 2017

Em uma sessão de coaching, devem ser feitas perguntas poderosas para se colher informações, desconstruir pensamentos, clarificar significados, identificar limitações na visão de mundo e criar novas opções e escolhas.

Normalmente, o cliente responde com uma linguagem genérica e superficial, utilizando palavras como sucesso, felicidade e liderança, que tendem a omitir informações importantes, já que essas palavras são genéricas e seus significados, relativos. Para alguns, sucesso é sinônimo de bens materiais, viagens e hobbies, para outros, ser milionário.

Quando o coach identifica esses padrões, inicia um processo de desconstrução para que o cliente consiga entender o que ele está dizendo a si próprio.O significado de sucesso para o coach certamente é diferente do que o cliente carrega consigo, por isso deve ser perguntado como o cliente define sucesso. Daí a importância da pergunta bem-feita no processo de coaching, porque, uma vez identificada a estrutura dos significados, o cliente entra num processo de construção, consegue descobrir o que realmente almeja e cria ensaios mentais de sucesso.

Cada pergunta deve ser aplicada conforme o contexto, sendo que cada questionamento possui finalidades específicas. As perguntas têm o objetivo de avaliar o comprometimento do cliente, verificar o nível de responsabilidade, estimular ações, levantar necessidades, gerar esclarecimento, levantar recursos, gerar opções, mudança do estado emocional e segmentar o objetivo.

Alguns exemplos de perguntas:

• O que significa sucesso para você?

• Você está saturado em relação ao que, exatamente?

• O que te limita?

• Quais são os obstáculos que te impedem de executar esta meta?

• O que você pode fazer para transformar essa vivência negativa em aprendizado?

• De zero a dez, qual o seu nível de comprometimento com sua tarefa?

Além de indagar o cliente sobre o que ele espera alcançar até o final do processo de coaching, o profissional precisa compreender o cliente de maneira profunda, como quais foram os momentos mais e menos especiais da sua vida, qual destes momentos reviveria, entre outras informações.

A sessão de coaching deve ser desenvolvida conforme as necessidades identificadas pelo coach, com o uso de ferramentas estratégicas para o desenvolvimento e evolução do cliente.

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