Na liderança servidora, o líder não utiliza título para mostrar que está no comando, nem se acha superior aos outros. Ele se comporta de maneira cuidadosa e prestativa, podendo, sem qualquer problema, recolher o lixo ou limpar uma mesa sem se preocupar com o que os outros vão pensar.
Na verdade, a liderança servidora é uma mistura equilibrada entre líder e servo, onde o líder valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito.
A função do líder servidor
Outra característica peculiar a esse estilo de liderança é a preocupação em replicar novos líderes e ensinar outras pessoas a liderar, oferecendo oportunidades para o crescimento. O líder servidor se importa em ajudar os outros, seja em questões relacionadas à vida ou do trabalho.O profissional com essa característica é encorajador e possui um grande poder de persuasão na sua comunicação. Além disso, pensa constantemente nas futuras gerações, no próximo líder e nas próximas oportunidades, fazendo escolhas para beneficiar o futuro.
O líder servidor tem papel de ajudar as pessoas alcançarem suas metas. Eles estão constantemente tentando colocar a visão em prática e descobrir as necessidades do seu pessoal para ter um bom desempenho. Na verdade, esses profissionais também não querem que os colaboradores simplesmente os agradem, apenas querem fazer a diferença na vida das pessoas e causar impacto positivo na organização.
As competências de um líder servidor
Sob a ótica humana, os líderes servidores entendem de comportamento humano, ou seja, as pessoas como um todo – corpo, coração, mente e espírito – e trabalham para liberar seu potencial criativo.Os pesquisadores no assunto identificam várias características indispensáveis para o desenvolvimento desses profissionais, como uso de persuasão, trabalho em equipe, afetividade, consciência de si próprio e comprometimento com a evolução das pessoas.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF