Escrito por Sulivan França - 14 de Setembro de 2017

O processo de coaching provoca mudanças importantes e significativas no profissional de RH, com resultados que podem ser alcançados em pouco tempo. Um exemplo muito claro é a lucidez em que o profissional consegue visualizar alguns pontos peculiares do seu comportamento, com estímulos para aumentar a autoconfiança e vencer barreiras para atingir suas metas. Com função relevante nas empresas, esse profissional é responsável por selecionar, gerir e orientar os colaboradores sobre os objetivos e metas das corporações.

Como gerir pessoas é uma atividade que exige conhecimento, o profissional de recursos humanos encontra no coaching as ferramentas e metodologias do trabalho de desenvolvimento e maximização de performance humana para potencializar a percepção do comportamento dos colaboradores. Ou seja, pode conhecer de forma mais assertiva o jeito de ser de cada pessoa, facilitando o planejamento de ações que engajem e beneficiem a empresa.

A metodologia coaching como ferramenta de liderança

Além da capacidade de melhorar o comportamento, o coaching consegue moldar as habilidades de liderança de funcionários de alto potencial, com resultados expressivos em crescimento profissional e desenvolvimento da organização.

Os gestores de RH podem aperfeiçoar a performance, obter diferenciais competitivos, desenvolver times e equipes de forma efetiva e ampliar seus conhecimentos em comportamento humano. Isso significa que quanto mais conhecimento o departamento de RH tiver do perfil dos colaboradores, mais ágeis e efetivas serão as ações.

A habilidade possibilitada pelo coaching é estratégica também no momento de identificar os colaboradores com maior potencial para ocupar cargos mais altos, encontrar aqueles que precisam de cursos ou palestras para aprimorarem o conhecimento, ou necessitam de apoio para se readequar ao perfil esperado pela empresa.

O profissional de RH também pode se beneficiar com outras ferramentas fornecidas pelo coaching, como estruturação de comunicação interna, relações interpessoais, feedbacks, performance de lideranças e clima organizacional.

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