O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta e tanto para a administração de negócios.
Não por acaso, é adotado como documento obrigatório por organizações que desejam conquistar espaço no mercado e atingir resultados expressivos. Tudo parte de um objetivo estabelecido pelos gestores.
Afinal, quando se sabe onde quer chegar, fica mais fácil tomar as decisões certas e desenhar um caminho a trilhar, não é mesmo? É sobre isso que iremos falar ao longo deste artigo.
Você vai entender o conceito de planejamento estratégico empresarial, conhecer a sua importância e descobrir como fazer na sua empresa. Também vamos trazer dicas adicionais para a sua evolução como gestor, um passo sempre decisivo para alcançar seus objetivos.Planejamento estratégico empresarial: o que é?
O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta administrativa, que consiste em olhar para o futuro desejado e traçar as ações necessárias para a sua concretização. Ou seja, considera uma sequência lógica de passos que a empresa deve dar para atingir metas e objetivos.
Entre eles, aumentar a participação no mercado, abrir uma filial, lançar uma nova linha de produtos, aumentar o número de clientes e elevar o faturamento. Como estratégia, o instrumento deve ser avaliado periodicamente para verificar se as ações propostas têm gerado os resultados esperados.
Quais os objetivos de um plano estratégico para os negócios?
Planejar é uma forma de pensar no futuro, considerando estratégias e ações para chegar naquilo que se deseja.
Não faltam razões para investir nesse documento, a começar pelo mercado, cuja estabilidade é frequentemente ameaçada por fatores diversos.
Além disso, a concorrência se mostra acirrada. A todo tempo, surgem empresas novas, com inovações e processos melhores, transformando modelos de negócio.
Nesse contexto, o planejamento estratégico empresarial pode apoiar a gestão da empresa, permitindo a ela se preparar melhor para lidar com as mudanças. Tudo isso com foco naquilo que foi determinado como o objetivo a ser alcançado.
Como fazer um planejamento estratégico de empresas
Um planejamento estratégico vem na sequência da definição de missão, visão e valores. Com as diretrizes da organização claras, fica mais fácil pensar em como projetar o negócio e o futuro dele.
Também é necessário entender conceitos importantes, que vamos explicar mais à frente, como metas, objetivos, estratégias e ações.
Eles representam a base do seu planejamento estratégico.Tenha em mente ainda que o engajamento dos funcionários é primordial para o êxito do planejamento. Ou seja, para a fase de execução. Você precisa contar com todos os recursos (humanos, materiais e financeiros) para colocar o plano em prática. Confira, então, o passo a passo sugerido para criar o seu:
1º passo: avalie o cenário no qual sua empresa está inserida
O planejamento estratégico empresarial parte de um diagnóstico geral sobre o negócio.
É preciso identificar detalhes sobre o mercado no qual ele está inserido e também quais fatores influenciam para o seu sucesso ou fracasso. Nessa análise, leve em conta os ambientes externo e interno.
Internamente, os elementos a observar são os processos da empresa, como vendas, marketing, logística, gestão de pessoas e produção, entre outros. Já o âmbito externo compreende as questões econômicas, políticas, tecnológicas e tributárias, por exemplo, além da própria concorrência e possíveis implicações sobre os seus resultados.
Uma ferramenta de apoio nessa hora é a matriz SWOT. Basicamente, ela permite identificar quais são os pontos fortes e fracos da empresa com relação ao mercado, assim como as oportunidades e ameaças futuras.
2º passo: defina suas metas e objetivos
Com a análise dos cenários finalizada, é hora de definir os resultados esperados com o planejamento estratégico.
Lembre-se sempre de que as metas e objetivos traçados devem estar de acordo com a filosofia organizacional. Ou seja, alinhados a missão, visão e valores da empresa. Estabeleça, então, os principais objetivos e determine metas para ajudar a alcançá-los.Veja exemplos:
Objetivo: abrir uma filial.
Meta: elevar as receitas em 10% até o final do ano.
Nesse ponto, a sua estratégia se favorece ao utilizar o método SMART, que define critérios para traçar metas inteligentes.
3º passo: estabeleça estratégias
A partir dos objetivos e metas, você deve pensar nas estratégias. Elas representam os caminhos que serão percorridos para que os propósitos sejam concretizados.
Veja como fazer usando o mesmo exemplo do tópico anterior:
Objetivo: abrir uma filial.
Meta: elevar as receitas em 10% até o final do ano.
Estratégia: ampliar o portfólio de soluções ao cliente.
Para ser bem-sucedido com as estratégias, dê atenção especial ao seu público-alvo.
Conheça os seus clientes, saiba onde eles estão e o que procuram. Entenda as dores que eles enfrentam e proponha formas de solucionar esses problemas.
4º passo: desenvolva um plano de ação
Este é o momento de detalhar todas as atividades que precisam ser realizadas para que os objetivos sejam cumpridos. Por isso, é fundamental ter um plano de ação bem estruturado, com todas as etapas e informações necessárias.
Liste as tarefas que serão executadas e coloque prazos. Aponte os responsáveis por cada uma delas e determine as formas de mensuração que serão utilizadas, assim como a frequência do acompanhamento.
Para as grandes ações, procure dividi-las em partes menores e mais gerenciáveis.Saiba ainda que o engajamento dos colaboradores é imprescindível para o sucesso do plano. Por isso, como líder, procure guiar a equipe e mantenha-a sempre envolvida e motivada no projeto. É importante que todos saibam do que se trata e entendam o seu papel nesse planejamento.
5º passo: Faça os ajustes se necessário
O planejamento serve como um direcionamento do que deve ser seguido.Contudo, ele pode e deve ser modificado sempre que houver necessidade. Durante o percurso até seus objetivos, talvez identifique erros ou novas e melhores possibilidades.
Se nada fizer em resposta, os resultados vão demorar mais a chegar ou, talvez, sejam comprometidos. Por isso, procure realizar revisões periódicas, com olhar crítico.
Se puder corrigir um problema a tempo, não espere até ser tarde demais. O sucesso do planejamento estratégico depende de acompanhamento constante das suas ações.
6º passo: Avalie os resultados finais
Se o planejamento estratégico empresarial chegou ao fim, você deve fazer uma avaliação minuciosa sobre os resultados atingidos, levando em conta o processo completo, desde o diagnóstico até a execução das ações e o monitoramento.
Assim, com a visão geral, fica mais fácil entender quais foram os acertos e, então, determinar o que pode continuar sendo realizado.
Mais do que isso, com a avaliação dos resultados finais, documente as lições aprendidas.
Essa ferramenta é poderosa para discutir quais foram as falhas durante o projeto e formas de não repeti-las. Afinal, sempre vale o esforço para fazer melhor, não é mesmo?
Como o Coaching pode ajudar você a se tornar um gestor melhor?
Buscar um planejamento estratégico é um indício claro de que existe interesse em evoluir como gestor ou empresa. E se você está aqui com esse objetivo, saiba que pode contar com a metodologia do Coaching Executivo.
Essa é uma das formações possíveis para desenvolver importantes competências de líder e gestor. Como exemplo, podemos mencionar a própria liderança, mas também a autoconfiança, a resiliência e a inteligência emocional.
Todas são habilidades comportamentais capazes de aproximá-lo de seus objetivos. Quer ser mais empático, liderar pelo exemplo e conduzir sua empresa a resultados extraordinários? Então, invista no seu desenvolvimento com o Coaching.
Conclusão
Falamos neste artigo sobre como construir um planejamento estratégico empresarial e também a respeito dos benefícios deste instrumento.
Agora, coloque em prática as dicas que conferiu na leitura e siga buscando para sempre extrair o melhor de você e da sua equipe. O Coaching oferece o suporte necessário para alcançar resultados consistentes. Visite o site da SLAC® Coaching para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.
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