Escrito por Sulivan França - 12 de Julho de 2017

O coaching é realizado por meio de encontros semanais, quinzenais ou mensais, em sessões individuais ou em grupo que podem durar entre uma ou duas horas.

Nessas sessões, o coach apoia o coachee a identificar suas habilidades, valores essenciais e a demonstrá-los, canalizando sua energia para a construção dos objetivos almejados e seguindo metodologias apropriadas.

São trabalhados os pontos fortes do cliente e também os aspectos que requerem melhoria, competências a serem aperfeiçoadas e comportamentos que precisam ser eliminados.

Atenção em pontos específicos

Para realizar uma sessão produtiva, o coach deve focar sua atenção em alguns pontos específicos, como assegurar-se que foram criadas condições físicas e psicológicas para o cliente se sentir apoiado, à vontade e livre de interrupções. Caso isso não aconteça, é preferível desmarcar a sessão e reagendar.

O cliente deve dispor de 80% do tempo disponível para falar e o coach deve escutá-lo ativamente, ficando com os 20% restantes para identificar a necessidade de uma pergunta poderosa, que cause movimento ou conscientização no cliente.

Técnicas utilizadas

Geralmente, a primeira técnica aplicada numa sessão de coaching é a psicogeografia, para proporcionar um ambiente seguro para deixar o cliente confortável e confiante com seu coach.

Após isso, é estabelecido o processo de conexão, em que o coach se apresenta, informa sua formação e experiência, explica para o cliente o que é coaching e faz a pergunta introdutória que deve permear a sessão: o que você busca no coaching?

Na sequência, o coach faz algumas perguntas para compreender o cliente de maneira profunda, como quais foram os momentos mais e menos especiais da sua vida, qual destes momentos reviveria, entre outras informações.

A sessão de coaching é desenvolvida conforme as necessidades identificadas pelo coach, aplicando ferramentas estratégicas para o desenvolvimento e evolução do cliente. Na etapa seguinte é feito o encerramento da sessão, extraindo-se as impressões do cliente sobre seus avanços, se o encontro foi proveitoso, quais foram os aprendizados e o que colocará em prática.

O coach recapitula o que foi abordado, dando o apoio ao cliente e propondo tarefas a serem cumpridas até a próxima sessão, que são definidas pelo próprio cliente, pois é dever do coach dar o suporte para a descoberta do que é necessário ser feito para alcançar os objetivos almejados.

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