Quando um empreendedor busca suporte no coaching, ele aprende a conhecer melhor o funcionamento da mente humana.
As metodologias proporcionam um aumento da capacidade e provocam ruptura das limitações, muitas vezes impostas por crenças que impedem o progresso do indivíduo. No coaching é possível aprender, por exemplo, como lidar com as artimanhas do comportamento, recebendo uma espécie de manual do funcionamento da mente.
Empreendedorismo e coaching
O coaching para empreendedores começa a melhorar os resultados do seu negócio e a fortalecer as habilidades empresariais. As metodologias adequam o empreendimento e toda a sua gama de processos, proporcionando suporte necessário para o empresário identificar falhas e estruturar sua empresa de forma competente.
Os bons resultados para o negócio são palpáveis, decorrem da eliminação de riscos que normalmente deixam o empreendedor inseguro.
Por ser focado na solução e não no problema, o coaching também facilita com que a atenção do empreendedor seja permanentemente voltada para solucionar um problema, ao invés de agravá-lo. Tudo isso é baseado em um plano de ações consistente, elaborado pelo empreendedor em conjunto com o coach, onde são consideradas as metas e objetivos pré-estabelecidos.
Na verdade, os bons coaches são considerados parceiros de negócios, porque sugerem maneiras de buscar soluções para a boa produtividade da equipe. Mas é importante salientar que, para a implantação de um bom programa de desenvolvimento profissional é preciso dedicação e paciência.
Entendendo o objetivo do empreendedor
Normalmente, o empreendedor quer que sua empresa seja mais produtiva que a do concorrente. Mas isso requer a boa escolha de um coach que consiga entender bem o seu negócio e transmitir as habilidades necessárias para impulsionar a equipe.
Um bom coach estimula o empreendedor em suas potencialidades na conquista dos objetivos estabelecidos. Ele cria sua e o coach certamente dará todo o suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências. Não há tempo determinado para a meta ser alcançada, o importante é ajudar a pessoa a maximizar seu potencial e gerar melhores resultados.
Em algumas ferramentas utilizadas no coaching, o empreendedor aprende a utilizar suas capacidades neurológicas e cognitivas. De acordo com pesquisadores, o hemisfério esquerdo do cérebro é metódico, processando apenas o passado e o futuro.
Quando passa por sessões de coaching, o indivíduo pode aprender a colocar em prática as potencialidades desse hemisfério do cérebro, que também é responsável pela cognição e consciência, comandado pelo hemisfério direito.
Aprende também a usar a mente inconsciente, que faz parte do lado direito do cérebro, o lado intuitivo.
O empreendedor no processo de coaching
Durante o coaching, o empreendedor se torna expert em utilizar os dois hemisférios cerebrais, através de treinamentos onde se desenvolve a capacidade de leitura de parágrafos inteiros de uma vez. Isso possibilita que o indivíduo acesse o inconsciente através do consciente.
O planejamento estratégico é outro aspecto do coaching que facilita a gestão de uma empresa. Ele deve ser colocado em prática com a utilização de recursos disponíveis para estimular o aumento da produtividade, como por exemplo, a determinação de uma meta, que é o caminho a ser seguido, o planejamento e os objetivos da comunicação.
Também deve se determinar a missão, visão e os valores, tanto da empresa como do empreendedor, de modo a possibilitar que o planejamento seja implantado conforme suas políticas e valores.
O público com que a empresa irá ter relacionamento também precisa ser identificado no planejamento estratégico, e o empreendedor deve definir os caminhos mais viáveis para atingir seus interlocutores, deixando o planejamento mais eficiente.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF