Escrito por
Sulivan França - 10 de Fevereiro de 2014
As sugestões são um grupo de habilidades diferente da geração de entendimento/aumento de consciência, uma vez que envolve as habilidades quando o coach decide colocar informações, em vez de obtê-las do player. No dicionário
Chambers, a definição da palavra “propor” é dada como “colocar à frente ou exibir, trazer à atenção de si ou de outrem”.
[nggallery id=145]
A última parte da definição é particularmente apropriada, já que reconhece que, enquanto o coach pode, por exemplo, fazer uma sugestão, o player não é obrigado a incluí-la no seu pensamento ou agir com base nela. Propor não é impor. Deixe-me lembrá-lo da intenção ao fazer proposições:
disponibilizar para o player observações, conhecimento, experiência, inteligência, insights, intuição e sabedoria do coach. Contudo, o resultado é, ao fim, o mesmo da geração de entendimento/aumento de consciência: ajudar o player a entender melhor a si mesmo e sua situação para que possa tomar melhores decisões. Seguem as
habilidades específicas da proposição:
. Dar feedback
. Fazer sugestões
. Aconselhar
. Dar instruções
. Desafiar
. Evocar criatividade
. Transparência
Myles Downey, em Coaching Eficaz, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010.
Sulivan França
Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.
Siga-me no GOOGLE+
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF